Áreas Disciplinares Autónomas

A “Área Disciplinar Autónoma – Bioestatística” é a unidade responsável pelo ensino da bioestatística aos estudantes da Faculdade de Medicina a todos os níveis, desde a disciplina introdutória aos alunos do primeiro ano do Mestrado Integrado em Medicina, inserida no módulo III.II; até aos módulos de “Bioestatística” de diversos programas de doutoramento e cursos pós-graduados do CAML

LabBiomat

 

Objetivos

  • Aquisição de conhecimentos nucleares sobre agentes atiológicos e seus efeitos, factores de susceptibilidade, respostas do organismo, vias patogénicas, fisiopatologia da insuficiência dos principais sistemas e de doenças paradigmáticas.
  • Informação e participação em demonstrações (...)

Dado o envelhecimento populacional nos países ocidentais e o número crescente de pessoas idosas assistidas nos sistemas de saúde (cuidados de saúde primários, hospitalares e continuados), é necessário preparar os futuros médicos para as especificidades das pessoas idosas, saudáveis ou doentes, e para a abordagem médica especializada que merecem, quer os cuidados de saúde sejam preventivos, curativos, de manutenção / reabilitação ou paliativos.

A Área Disciplinar Autónoma de Introdução à Medicina tem a finalidade de sensibilizar o aluno para a prática de uma medicina mais humanizada e para uma compreensão global das diversas vertentes da profissão médica a partir de um modelo relacional.

"A Medicina Laboratorial está integrada no Módulo V.I – Medicina Interna, 4º Ano, 1º e 2º semestres. Tem uma carga letiva de 13 aulas lecionadas em 4 blocos (2 em cada semestre). As aulas são teórico-práticas.

 

Objetivos

Consciencializar os futuros médicos não Especialistas em Medicina Legal, nem tão pouco Peritos Médicos, quanto às implicações dos procedimentos a observar no exercício profissional quotidiano, nomeadamente a importância fundamental da observação clínica e registo, atendendo aos direitos (...)

 

Objetivos:

Compreensão da doença oncológica numa perspectiva integrativa, relacionando a biologia da célula cancerosa com os métodos de diagnóstico, avaliação prognóstica e actuação terapêutica. Conhecer a importância da investigação na caracterização molecular dos tumores e da interacção do tumor (...)